Fundação da Juventude leva 2 jovens cientistas,
alunas da Escola Secundária
Eng.º Acácio Calazans Duarte aos EUA
Fundação da Juventude leva 2 jovens cientistas, alunas da
Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Mariana Silva e Matilde Tarenta, aos EUA, em representação de Portugal, na Regeneron ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2022
Portugal estará representado na maior Feira Mundial de Ciência e Engenharia – Regeneron ISEF 2022 por 2 jovens cientistas, pela mão da Fundação da Juventude, a decorrer de 7 a 13 de Maio, em Atlanta, Geórgia nos EUA.
Todos os anos são cerca de 7 milhões os estudantes do ensino secundário que competem em feiras regionais e nacionais de ciências com o objetivo de serem apurados para a Regeneron ISEF. Em Portugal é a Fundação da Juventude que promove anualmente o Concurso Nacional para Jovens Cientistas, a partir do qual muitos jovens alcançam a possibilidade de mostrar o seu trabalho a nível internacional, na mais prestigiada feira mundial de ciência. Após 2 anos de feiras virtuais, este ano a Fundação da Juventude leva presencialmente a Atlanta 1 projeto, na área científica de Ciências do Ambiente, intitulado: “The PhytoProject - Biorremediação ex-situ de água proveniente da Lagoa da Ervedeira: Utilização de Chlorella vulgaris imobilizada em alginato de cálcio.” – realizado pelas alunas Mariana Silva e Matilde Tarenta, ambas de 17 anos, a frequentar a Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande. Estas alunas desenvolveram e testaram um método para limpeza da lagoa utilizando alga Chlorella vulgaris. Este projeto abre um novo caminho na limpeza de água doce pelo mundo fora, permitindo proteger a biosfera e levar água a populações que sofrem da escassez deste recurso inestimável, não descurando a importância em que se materializa a limpeza da Lagoa da Ervedeira.
Esta participação conta com os apoios da FLAD – Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento.
As 2 jovens cientistas portuguesas competem assim a mais de 8 milhões de dólares em prémios, a serem atribuídos após uma rigorosa análise levada a cabo por um comité científico, constituído por prestigiados cientistas e investigadores. Os resultados serão conhecidos a 12 de Maio.
A direção do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, congratula-se com a participação das alunas e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.
Parabéns Mariana e Matilde!
Comemoração do Dia da Europa
09 de Maio
Recriação de Bandeiras
Trabalhos dos alunos:
https://sway.office.com/AMVF5Xwl4Dw8dse2?ref=Link
https://sway.office.com/6XQBrb6fsqhJ0uFj?ref=Link
https://sway.office.com/RCAubkenn2Y5LenB?ref=Link
https://sway.office.com/tqFlubPRm0Xs9IHy?ref=Link
https://sway.office.com/dxrXBqBwxRSY5Tnz?ref=Link
Candidatura ao cargo de Diretor(a) do
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
- Regulamento do procedimento concursal
- Aviso Diário da República
- Requerimento
- Lista dos candidatos, admitido/excluído a concurso (NOVO)
Despacho normativo n.º 10 -B/2021
Despacho n.º 4209-A/2022
Informações matrículas - Educação Pré Escolar + 1.º ano / 1.º CEB
Informações sobre como aceder aos serviços da autarquia (Alimentação Escolar + AAAF +CAF+ Ação Social Escolar).
CLICK na Imagem para mais informações
Informação EXAMES 2022
- Guia para aplicação de adaptação na realização de provas e exames 2022
- Norma 01/JNE/2022 Instruções para a Realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
- Informação sobre o processo de Inscrição para a realização de Provas de Exames Ensino Secundário
- FAQ'S - PIEPE - Inscrições
- Regulamento das provas de Avaliação
- Manual de instruções da PIEPE
Dúvidas e esclarecimentos na informação de Exames 2022 enviar mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informação EXAMES 2021
Processo Extraordinário de Inscrição
Calendários das Provas e Exames
1- Processo de Inscrição:
a) Orientações para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Secundário 2021
b) Regulamento dos Exames - Despacho Normativo n.º10-A/2021, de 22 de março
c) Norma 01/JNE/2021 - Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames
2- Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames:
a) Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames
b) Perguntas frequentes sobre adaptações na realização de provas e exames
3- Plataforma de inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE):
a) Manual de Instruções da PIEPE
b) Perguntas frequentes sobre a PIEPE
4- Utilização de calculadoras no Ensino Secundário:
a) Utilização de calculadoras no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de MACS em 2020-2021
b) Lista exemplificativa não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de MACS – 2020/2021
- Convocatória dos alunos para a realização da 1ª fase de provas e exames [NOVO]
- Calendário da componente oral de Línguas Estrangeiras [NOVO]
- Orientações para a realização da componente oral de Línguas Estrangeiras [NOVO]
- Instruções para a Realização e Reapreciação das Provas e Exames da Norma02/JNE/2021 [NOVO]
“Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição, através do contacto 244575140 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”.
INFORMAÇÕES-PROVA DAS PROVAS EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021
Provas de equivalência à frequência do 9.º ano do ensino básico |
Provas de equivalência à frequência do ensino secundário (11.º e 12.º anos) | ||||||
Código | Disciplina | Tipo Prova | Duração | Código | Disciplina | Tipo Prova | Duração |
91 | Português | E+O | 90+15 | 302 | Biologia a) | E+P | 90+90 |
81 | Português- Nível Escola | E+O | 90+15 | 303 | Aplicações Informáticas B | E | 90 |
93 | PLNM (Iniciação) | E+O | 90+15 | 307 | Ciência Política | E | 90 |
92 | Matemática | E | 90 | 312 | Economia C | E | 90 |
82 | Matemática- Nível Escola | E | 90 | 311 | Educação Física | E+P | 90+90 |
21 | Inglês – L. Estrangeira I | E+O | 90+15 | 315 | Física a) | E+P | 90+90 |
09 | Alemão – L. Estrangeira II | E+O | 90+15 | 316 | Oficina de Artes | E | 120 |
15 | Espanhol – L. Estrangeira II | E+O | 90+15 | 318 | Oficina de Multimédia B | E | 120 |
16 | Francês – L. Estrangeira II | E+O | 90+15 | 319 | Geografia C | E | 90 |
19 | História | E | 90 | 320 | Geologia a) | E+P | 90+90 |
18 | Geografia | E | 90 | 340 | Psicologia B | E | 90 |
10 | Ciências Naturais | E+P | 45+45 | 342 | Química a) | E+P | 90+90 |
11 | Físico-Química | E+P | 45+45 | 344 | Sociologia | E | 90 |
14 | Educação Visual a) | P | 90 | 358 | Inglês (cont. FE-12.º) | E+O | 90+25 |
97 | Complemento à Educação Artística (CEA) | P | 45 | 375 | Espanhol (inic. FG-11.º) | E+O | 90+25 |
24 | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) | E | 90 | ||||
26 | Educação Física | P | 45 | ||||
96 | Cidadania e Desenvolvimento (CD) | O | 15 |
a) A componente prática das disciplinas Educação Visual, Biologia, Física, Geologia e Química tem uma tolerância de 30 minutos.
.