Imprimir
Atualizado em segunda, 03 outubro 2016, 23:11

O Gaaf - uma resposta de apoio socioeducativo especializado em Mediação.


O Gabinete de apoio ao aluno e à família é uma resposta de apoio socioeducativo, integrado no núcleo de apoios especializados do AEMGP.
Esta resposta surgiu no ano letivo de 2005/2006 através de uma parceria com o Instituto de Apoio à Criança, constituindo-se uma mais-valia para a intervenção precoce em meio escolar.
Constituindo-se na sua base como um projeto de Mediação Escolar, o GAAF tem por objetivo “contribuir para o desenvolvimento harmonioso e global da criança, através de uma articulação entre a escola, família e a comunidade”, e intervir de modo a prevenir a redução do abandono escolar precoce, absentismo, redução da indisciplina e, promover o sucesso educativo dos alunos.
Esta resposta é constituída por uma equipa multidisciplinar, com intervenção nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Mediação e Educação.
A equipa multidisciplinar intervém de forma conjunta, numa dinâmica de prevenção primária, contribuindo para o desenvolvimento de competências sociais dos alunos, através da aplicação de dinâmicas de grupo, em grupo turma ou grupo informal; sinalização de casos; encaminhamentos de alunos e/ou famílias para outras instituições da rede de suporte social; trabalho em parceria com vista às constituição da rede de apoio social formal ; desenvolvimento de ações mediação escolar em contexto de pátio; prevenção do insucesso e/ou abandono escolar através de medidas de apoio especializado: acompanhamentos psicológicos/sociais aos alunos e suas famílias; mediação familiar; sessões de informação para alunos e famílias; ações de capacitação de pessoal docente e não docente; desenvolvimento de programas de ocupação de tempos livres nos períodos de interrupção letiva; ações de voluntariado, entre outros.
O Gaaf funciona de 2ª a 6ª feira no horário letivo, das 8h30 às 18h30. Em termos de espaços físicos, este situa-se junto ao BAR na Escola Básica Guilherme Stephens, e no 1º Andar (frente à Direção do AEMPG).


Qualquer questão poderão entrar em contacto com a Equipa Técnica através do email: mgpoente.teip@gmail.com ou por telefone : 244575140 (ext. 112).

A Equipa Técnica:
A Mediadora – Milena Lopes
A Técnica de Serviço Social – Susana Jacinto