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A nossa história

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente foi criado no dia 1 de abril de 2013 resultando da agregação da grande maioria das escolas que integravam o Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens com a Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (com exceção da Escola Básica do Engenho e do Jardim de Infância da Boavista que por razões geográficas passaram a integrar o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente). Cada estabelecimento manteve a sua designação e identidade e a sede do agrupamento ficou instalada na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte.

A Cidade

A cidade da Marinha Grande situa-se na zona do Pinhal Litoral, posicionando-se no centro do distrito de Leiria, a cerca de 12 quilómetros a oeste da capital do distrito. Confronta a norte com a freguesia de Vieira de Leiria, a sul com a freguesia da Moita e a poente com a praia de S. Pedro de Moel, a uns escassos nove quilómetros.
O concelho da Marinha Grande tem uma área de 187,2 Km2 e é ocupado em cerca de 2/3 pelo Pinhal de Leiria.
Cerca de 78% da população do concelho da Marinha Grande reside na freguesia da Marinha Grande, 17% na freguesia de Vieira de Leiria e, por último, 5% na freguesia da Moita.
No que respeita à atividade económica, a região da Marinha Grande, tradicionalmente ligada à indústria vidreira, tem sabido diversificar as suas atividades económicas, assumindo, atualmente, os setores dos moldes e dos plásticos um papel preponderante na economia local, traduzido, nomeadamente, no elevado número de pequenas e médias empresas existentes.

Os estabelecimentos de educação e ensino do agrupamento

JARDIM DE INFÂNCIA DA AMIEIRINHA
O edifício do Jardim de Infância é constituído por duas salas de atividades, dispondo de cozinha. Existe ainda um gabinete e um grande espaço exterior, limitado por um muro e uma grade. O piso à volta do edifício é em cimento e relva; possui ainda um espaço amplo de terra batida. Há também uma zona para cultivo e uma caixa de areia com um escorrega e baloiços.

JARDIM DE INFÂNCIA DA ORDEM
É constituído por dois edifícios separados entre si. Um composto por duas salas de atividades e cozinha (edifício central) e duas outras salas de atividades que funcionam nas instalações anteriormente destinadas ao 1.º Ciclo. O exterior encontra-se vedado e em bom estado de conservação. Possui espaços relvados, um campo de jogos com balizas e tabelas de basquete, dois escorregas e uma caixa de areia. O Jardim foi recentemente intervencionado, com a adequação de um espaço para os almoços. A vertente de prolongamento de horário funciona na sala de AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família do JI da Fonte Santa.

ESCOLA BÁSICA DA AMIEIRINHA
A escola é constituída por quatro salas de aula onde funcionam os 4 anos de escolaridade do 1.º Ciclo. Dispõe atualmente de uma sala para audiovisuais e biblioteca. O edifício é composto ainda por um gabinete, um alpendre e um pátio de recreio com um campo de jogos que permite a prática de várias modalidades desportivas e um brinquedo de exterior. O recinto é vedado e bastante arborizado.

ESCOLA BÁSICA DE CASAL DE MALTA
O edifício é constituído por dois pisos. Em cada um deles existem dois núcleos de três salas de aula que dão para um espaço comum de trabalho. O rés-do-chão possui, além das seis salas de aula, um grande espaço polivalente que serve de cantina, uma cozinha ampla e equipada, uma sala de professores e duas salas mais pequenas. A área total do edifício (exterior e interior) é partilhada entre a educação Pré-escolar e 1.º Ciclo, estando destinadas ao primeiro as salas do rés-do-chão e ao segundo, as do 1.º piso. No rés-do-chão, a sala central está ocupada com a Biblioteca que integra a Rede de Bibliotecas Escolares. O espaço exterior do edifício é composto por um vasto recreio, vedado e circundado por árvores e canteiros com relva e flores sazonais. Existe ainda um campo de jogos equipado para a prática de várias modalidades desportivas, um anfiteatro, uma caixa de areia e vários brinquedos de exterior.

ESCOLA BÁSICA DA FONTE SANTA
A escola encontra-se dividida em dois edifícios, o mais antigo onde funciona uma sala de 1.º Ciclo e o mais recente onde funciona outra sala do mesmo nível de ensino e uma da educação Pré-escolar. Dispõe de uma cozinha, uma cantina, uma sala polivalente no piso superior do edifício mais recente, que é utilizada para a vertente de prolongamento de horário/AAAF e um recreio arborizado com espaços ocupados com areia e relva, bem como um campo de jogos e um brinquedo de exterior. Todos estes espaços e o edifício escolar já existente estão vedados.

ESCOLA BÁSICA DA MOITA
A escola é constituída por três edifícios: um mais recente para a educação Pré-escolar, com duas salas de atividades e um hall/salão polivalente; num outro edifício destinado ao 1.º Ciclo, funcionam três salas de aula; no terceiro edifício funciona atualmente a cantina. Há ainda uma biblioteca, pertencente à RBE. Relativamente ao espaço exterior, grande e arborizado, comum aos dois níveis de ensino, inclui uma pequena área coberta, uma zona que está equipada com um piso “tartan”, onde se encontra um escorrega e alguns equipamentos de ginástica, e uma zona com caixa de areia, com muita sombra, mesa e bancos.

ESCOLA BÁSICA PROFESSOR FRANCISCO VERÍSSIMO
A Escola é constituída por um edifício pertencente ao Plano dos Centenários; é composto por oito salas, sendo uma delas uma sala polivalente. Além das turmas de 1.º ciclo, funciona também uma sala destinada à educação Pré-escolar. Nas traseiras do edifício, existe um alpendre e no espaço envolvente, um recinto de jogos vedado, uma zona de horta pedagógica, dois tabuleiros de areia e um espaço ajardinado a toda a volta. Nesta zona, encontra-se também um edifício com duas salas, uma ocupada por uma biblioteca, pertencente à RBE e a outra ocupada pela Cantina Escolar.

ESCOLA BÁSICA DA VÁRZEA
O edifício, construído em 1985 com a tipologia P3 ou de área aberta, possui seis salas de aula das quais três estão destinadas ao 1.º Ciclo e as outras três destinam-se à educação Pré-escolar. Possui, ainda uma sala de computadores, uma biblioteca, um salão polivalente, refeitório e cozinha; no espaço exterior, inteiramente vedado, tem ainda um jardim, com um minicampo desportivo, baloiços e caixa de areia. Esta escola reúne condições para, no quadro de um processo de requalificação, ser ampliada passando a reunir as condições de Centro Escolar.

ESCOLA BÁSICA GUILHERME STEPHENS
A Escola Básica Guilherme Stephens é constituída por vários blocos: um bloco central para atividades administrativas, de apoio; cinco blocos para atividades letivas; área de biblioteca e sala polivalente; um espaço multiusos; um pavilhão gimnodesportivo (com balneários, gabinetes, arrecadação e galeria) e espaços asfaltados para atividades diversas e campos de relva sintética para a prática desportiva de várias modalidades; um espaço para estacionamento de bicicletas; uma arrecadação coberta, corredores cobertos para ligação entre os vários edifícios; espaços abertos para recreio e lazer (com 6.750 m2) e zonas verdes (com 4.460 m2). Em cada sala de aula, existe um computador e um projetor. Funcionam nesta escola o 1.º, 2.º e 3.º ciclos carecendo de requalificação urgente e reunindo também condições para passar, a pós essa intervenção, a Centro Escolar.

ESCOLA SECUNDÁRIA ENG. ACÁCIO CALAZANS DUARTE (ESEACD)

A ESEACD é constituída por um único edifício com uma tipologia arquitetónica centrada num pátio à volta do qual se vive, se estuda e se aprende. Foram constituídos núcleos com os espaços de ensino específicos como a área das salas de Ciência e Tecnologias (laboratórios de Física, Química, Biologia, Geologia e salas de preparação respetivas); a área das salas das Artes; a área das Oficinas (de Eletricidade e de Mecânica); a área da Cozinha Pedagógica; a área das salas de aula; a área desportiva (pavilhão coberto, campo relvado sintético e ginásio); a área social e restauração (refeitório, bar, auditório e átrio); área de biblioteca/mediateca e sala polivalente; área de docentes e administrativa e o centro para a educação de adultos.
As instalações e os equipamentos existentes em cada uma das áreas referidas permitem o desenvolvimento da formação em diversos domínios e possibilitam a diversificação da oferta educativa e formativa e a prestação de um serviço de melhor qualidade. Em cada sala de aula, existe um computador e um projetor.

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"A educação é a arma mais poderosa que

pode usar para mudar o mundo."

- Nelson Mandela

 

"Educação é como uma moeda

de ouro,é valida em todo o mundo"

- Provérbio Chinês

 

"O principal objectivo da educação é

criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não

simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."

Jean Piaget

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