Imprimir
Atualizado em quinta, 12 fevereiro 2015, 17:38

Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

 

O conselho geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do agrupamento de escolas, assegurando a participação e representação da comunidade educativa.

O conselho geral do Agrupamento é composto por 21 membros, sendo:

  • 7 Representantes do pessoal docente
  • 2 Representantes do pessoal não docente
  • 2 Representantes do alunos do ensino secundário
  • 4 Representantes dos pais e encarregados de educação
  • 3 Representantes da autarquia
  • 3 Representante da comunidade local
  •  O diretor (participa nas reuniões do conselho geral, sem direito a voto).

As competências deste órgão, definidas em normativo legislativo, são vastas. Destas destacam-se a eleição e destituição do diretor, a aprovação das regras fundamentais de funcionamento da escola (regulamento interno), as decisões estratégicas e de planeamento (projeto educativo, plano de atividades) e o acompanhamento da sua concretização (relatório anual de atividades).

As vantagens deste novo modelo, resumem-se a uma colaboração mais estreita entre as escolas, as famílias e a respetiva comunidade.

Se a função da escola é preparar para a vida, então ela deve estar ligada à comunidade.O envolvimento e o contributo das famílias e de toda a comunidade reveste-se de uma indiscutível eficácia, para o sucesso da escola inclusiva que todos desejamos e ansiamos.

Assim, a participação de diferentes estruturas neste órgão vem contribuir para a consolidação da democraticidade e autonomia da Escola e para a importância do conselho geral, enquanto órgão deliberativo e fiscalizador.

A presidente do conselho geral

Fátima Carvalho